Ainda não conhece a Lagoa Manguaba, localizada na região de Pilar e Marechal Deodoro? Veja tudo o que pode fazer numa visita à essa magnífica lagoa, e não deixe de visitá-la se estiver de viagem por Alagoas. Uma fugidinha de Maceió não custa nada, e vale muito a pena pela belíssima paisagem natural que a região oferece.
Depois de ler este artigo aproveite para ler também:
- Lagoa de Jequiá: as belezas naturais da terceira maior lagoa de Alagoas
- Lagoa da Anta: a união perfeita das águas doces e salgadas em Alagoas
Sobre a Lagoa Manguaba
A maior lagoa do estado de Alagoas é a Lagoa Manguaba, o que por si só já vale a pena uma visita. São 42 quilômetros quadrados de belezas infindáveis, e é formada pelas águas do estuário do rio Paraíba do Meio e do estuário do Rio Sumaúma.
A sua história é riquíssima. Essa lagoa assistiu ao nascimento da primeira capital do estado alagoense, junto às suas margens, na altura a Vila Madalena, que hoje é o município Marechal Deodoro.
A paisagem da região envolvente é ainda bastante preservada, e por isso ela oferece aos visitantes memórias únicas de uma natureza ainda pouco desbravada, e que esperemos continue assim por muitos e longos anos.
No entanto, e muito embora a paisagem envolvente seja quase intocada, a lagoa encontra-se em perigo iminente por causa da poluição. O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) já constatou há três anos um sério problema com os esgotos que são lançados para a lagoa, colocando em risco sério a vida dos peixes que vivem lá.
Para se ter uma ideia real do problema, as quantidades lançadas à lagoa, equivale à cerca de 15 vezes superior à recomendada, e por isso a lagoa não é propícia para o banho, e mesmo os peixes que se pescam, ao serem comidos, colocam em causa a saúde das pessoas que os consomem.
Claro está que esse problema não retira toda a beleza que o local oferece, mas vale lembrar que é necessário um esforço conjunto para que algo seja feito, especialmente tratar do saneamento básico das cidades que fazem o despejo de seus dejetos para lá.
Onde fica a Lagoa Manguaba
A Lagoa Manguaba encontra-se localizada no litoral sul do estado de Alagoas, na linha da Praia do Francês, e paralela à AL-215, entre Marechal Deodoro e Guaxuma.
Como chegar na Lagoa Manguaba
Existem passeios de barco saindo da cidade que se encontra no extremo interior da lagoa, Pilar. Recentemente até reconstruíram o trajeto do primeiro passeio por lá.
Tem também vários passeios saindo do centro de Marechal Deodoro, junto à Avenida Maria Madalena.
O que fazer na Lagoa Manguaba
Os passeios de barco pelas ilhas e ilhotas que constituem a Lagoa Manguaba são alguns dos grandes atrativos da região, e anualmente levam milhares de turistas a passear por seus canais.
Assistir à paisagem linda do povoado de Massagueira é possível nesses passeios. Também poderá assistir ao encontro das águas da lagoa com o mar, o que torna o cenário perfeito para uma viagem de sonho.
Apreciar a beleza do parque Guaxuma é um dos tesouros que a Lagoa Manguaba tem para oferecer. A paisagem natural envolvente é inspiradora, e para nós, seres humanos, é razão para nos sentirmos diminuídos perante tamanha beleza.
Poderá aproveitar a região para dar uma passada na Praia do Francês, que fica um pouco a sul da lagoa. Vale a pena uma parada para o almoço ou jantar, e quem sabe até ficar hospedado lá. Tem hotéis muito bons, e é motivo para desfrutar de mais uns dias da Lagoa Manguaba.
Todo o Estado de Alagoas é lindo, e as suas lagoas não poderiam ser melhores e mais belas. Não é à toa que o estado recebeu esse nome. De fato, as lagoas de Alagoas são um sonho tornado realidade. Viva a natureza!