O Siri mole ao coco é um prato típico de Alagoas, assim como o sururu de capote. Isto porque as lagoas extensas do estado permitem uma grande produção de moluscos e mariscos, deixando a sua culinária rica nesses ingredientes, que diga-se de passagem, são deliciosos. Confira tudo sobre esse prato nesse artigo.
Depois de ler este artigo aproveite para ler também:
- Cuscuz de Camarão ao Leite de Coco: conheça o melhor cuscuz de Alagoas!
- Umbuzada Sertaneja: o doce alagoano que lhe dá energia.
Sobre o Siri Mole ao Coco
Esse prato é também conhecido como Moqueca de Siri Mole, e há muitos anos faz parte do extenso cardápio das mesas das famílias alagoanas.
As lagoas são os locais perfeitos para a propagação de mariscos, especialmente por sua salinidade, que não é muito salgada, nem muito doce, tornando o local perfeito para o bom desenvolvimento da maior parte dos moluscos e mariscos.
Não é à toa que a pesca é uma das atividades mais praticadas nessa região, sendo aquela que mais rendimentos fornece à população. Mas dentro da pesca, de fato, a que mais se destaca é a pesca de mariscos e moluscos.
O Siri mole ao coco é, por isso, um dos pratos mais requisitados do estado. O siri é um fruto do mar, muito presente nas lagoas, mas também está presente o coco, que é muito presente na maior parte do estado.
Se você está de visita a Alagoas, tem mesmo de experimentar esse prato típico, com ingredientes próprios da culinária local.
Onde encontrar o Siri Mole ao Coco
Como se trata de um prato típico do estado alagoano, muitos restaurantes de Alagoas servem essa iguaria.
Um bom exemplo é o Restaurante do Siri, em Piaçabuçu. Escusado será dizer que a especialidade são mesmo os pratos de siri, onde o Siri Mole ao Coco é o rei do cardápio.
Receita do Siri Mole ao Coco
Para fazer o Siri Mole ao Coco, ou Moqueca de Siri Mole, precisa dos seguintes ingredientes:
- 300 g de siri mole
- 1 c. Sopa de azeite
- Suco de 1 limão
- 1 cebola picada
- 1 c. De chá de coentros picados
- 1 tomate picado
- Sal a gosto
- 1 pimentão picado
- ⅓ xícara de chá de leite de coco
- 1 colher de chá de colorífero
Para a farofa precisa de:
- 1 c. Sopa de colorífero
- 1 c. Sopa de margarina
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
Como fazer o Siri Mole ao Coco
Primeiro coloque os siris numa panela com água fervente para escaldar. Depois deixe o siri esfriar. Tempere com sal e limão.
Coloque azeite em uma panela e leve ao fogo. Assim que estiver quente junte o siri, o tomate, a cebola, os coentros, e o pimentão para refogar.
Deixe a cozinhar por aproximadamente 10 minutos.
De seguida, adicione o leite de coco e o colorífero. Deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Reserve o preparado.
Derreta a margarina em uma panela limpa e adicione o colorífero.
Retire a panela do fogo e adicione a farinha de mandioca, sempre mexendo, até que consiga uma farofa bem encorpada.
Sirva o siri com a farofa!
Esta receita é bem simples de preparar, e em aproximadamente 20 minutos poderá estar a desfrutar de um belo Siri Mole ao Coco.
Não deixe de comer o siri em restaurantes que sirvam comida típica de Alagoas. Eles realmente conseguem elevar os sabores deste molusco, e há quem diga que não existe nenhum outro lugar no mundo onde se desfrute de tão belos paladares como lá.
Por isso, se está pensando em visitar o estado alagoano este verão, não deixe de provar o Siri Mole ao coco em um dos restaurantes da região. Vale muito a pena!